Os nossos serviços

Organismo notificado para a Diretiva Ascensores

O GATECI, desde o ano da sua constituição está reconhecido como Organismo Notificado para a Diretiva Comunitária Ascensores, transposta para o direito nacional pelo Decreto-Lei n.º 295/98 de 22 de Setembro, para efetuar a avaliação de conformidade dos ascensores. As atividades do GATECI desenvolvidas no âmbito da Diretiva Ascensores 95/16/CE estão enquadradas nos módulos de avaliação de conformidade a seguir enunciados:

  • Controlo Final (ANEXO VI) – Ascensores.
  • Módulo G – Verificação por Unidade (ANEXO X) – Ascensores.

Hoje em dia, o Organismo Notificado do GATECI é, claramente, o maior Organismo Notificado português no âmbito da Diretiva Ascensores. A sua atividade desenvolve-se em todo o território nacional e em alguns países comunitários. Associada à competência e qualidade do seu trabalho, apoiada na experiência do seu corpo técnico, está a satisfação dos mais elevados padrões de imparcialidade e independência suportados pelo cumprimento dos requisitos da Norma NP EN ISO/IEC 17020.

Entidade inspetora de equipamentos de Elevação

A Entidade Inspetora do GATECI está reconhecida pela Direção Geral de Energia e Geologia para as atividades de inspeção de Ascensores, Monta-cargas, Escadas Mecânicas e Tapetes Rolantes no âmbito do Decreto-Lei n.º 320/2002 de 28 de Dezembro e Lei nº 65/2013 de 27 de Agosto.

No âmbito desta atividade o GATECI efetua a avaliação das condições de segurança de elevadores, monta-cargas, escadas mecânicas e tapetes rolantes, de acordo com a legislação aplicável aos equipamentos.

Este serviço regulamentar, e de acordo com o estabelecido, é prestado diretamente aos municípios concretizando-se na realização de inspeções periódicas, reinspecções, inspeções extraordinárias, inquéritos e peritagens a acidentes.

Certificação energética de equipamentos de elevação

Atentos à evolução do mercado e das suas necessidades, o GATECI coloca-se na linha da frente relativamente à oferta da certificação energética dos equipamentos de elevação.

Deste modo, pretende colaborar no sentido da garantia de um futuro mais sustentável para a sociedade.

A comprovar esta posição está o seu reconhecimento como Promotor Qualificado para Auditoria Energética a Elevadores (C09.1.27) pelo Fundo para a Eficiência Energética.

Formação técnica especializada

(Eletrotecnia, mecânica, qualidade, segurança, ambiente, legislação no setor dos equipamentos de elevação)

O GATECI apresenta um conjunto vasto de competências ao nível da formação com o seu enfoque no setor dos equipamentos de elevação. A equipa de formadores, altamente especializada e com experiência comprovada, é o garante da satisfação das expectativas dos seus clientes. A aposta ao nível da formação é a “formação à medida” que potencia uma maior produtividade do processo de formação. Os clientes alvo são as empresas de manutenção de elevadores e as administrações de condomínios.